quinta-feira, 31 de dezembro de 2015
Pordentrodorolf.com.br: LIBERAÇÃO MIOFASCIAL TEM EVIDENCIAS NA CIENCIA
Pordentrodorolf.com.br: LIBERAÇÃO MIOFASCIAL TEM EVIDENCIAS NA CIENCIA: Um estudo realizado no Japão comparou o efeito da terapia através de calor úmido e Liberação miofascial no músculo vasto lateral. Os efei...
LIBERAÇÃO MIOFASCIAL TEM EVIDENCIAS NA CIENCIA
Um estudo realizado no Japão comparou o efeito da terapia através de calor úmido e Liberação miofascial no músculo vasto lateral. Os efeitos das terapias foram medidos por imagens de ultra-som e elastógrafo em tempo real.
Journal of Bodywork & Movement Therapies (2015) 19, 327e336 Análise comparativa das alterações medidas por ultra-som no músculo vasto lateral após liberação miofascial e termoterapia: um estudo piloto.Received 20 March 2013; received in revised form 13 November 2014; accepted 24 November 2014
Ichikawa K 1, Takei H 2, Usa H 3, Mitomo S 4, Ogawa D 5
3 tratamentos foram aplicados em 12 pacientes saudáveis do sexo masculino :
- L.M.F por 4 minutos- Calor úmido por 10 minutos- Calor úmido por 20 minutosResultados: Apenas a Liberação miofascial resultou em mudanças profundas tanto do movimento quanto da rigidez da fascia. Conclusão: Os efeitos do calor podem ser apenas superficiais aparecendo somente após 20 minutos de aplicação contra 4 minutos com a L.M.F
domingo, 21 de junho de 2015
Método Rolf é ministrado no Japão por professora Brasileira
Pela primeira vez no Japão o curso de
Integração Estrutural pelo método Rolf
é ministrado por Nilce Silveira
Desenvolvido pela pesquisadora americana Ida Rolf na década de 60 este método é muito conhecido no ocidente. Através das sessões aplicadas pelos profissionais do Rolf o corpo ganha alinhamento e verticalidade. Com uma estrutura mais organizada e eficiente em suas funções ele se recupera de dores e stresses físicos.
![]() |
| Dra. Ida Rolf aplicando o método |
![]() |
| Classe no Japão ministrada por Nilce Silveira |
A psicóloga e especialista em Rolf há 30 anos Nilce Silveira permanecerá em Tóquio no Japão por 6 semanas passando toda sua experiência aos novos alunos.
![]() |
| Escola de Rolf no Brasil www.issibrasil.com.br |
![]() |
| Escola de Rolf nos U.S.A O curso está sendo chancelado pela escola americana fundada pela própria Ida Rolfwww.issibasil.com.br Guild for Structural Integration |
O método Rolf conquistando Fisioterapeutas
O método Rolf como é conhecido foi desenvolvido pela pesquisadora americana Dra. Ida Rolf na década de 60. Em sua receita elaborada com 10 sessões de Integração Estrutural o corpo é submetido a massagens do tecido conjuntivo e movimentos que educam o sistema sensório motor.
Esse é um método que alinha e verticaliza a estrutura corporal como um todo proporcionando bem estar e disposição.Ainda pouco conhecido e utilizado por fisioterapeutas vem conquistando profissionais pelos bons resultados que oferece na área postural e ortopédica.
Thiago Takara é Fisioterapeuta desportivo e está fazendo o curso de Rolf. Veja seu depoimento.
Início nova turma em 08 de agosto
Informe-se www.issibrasil.com.br
terça-feira, 14 de abril de 2015
Curso de Rolf em andamento na Fisiotrat São Caetano
Um termina outro começa
O curso completo de Rolf na ISSI tem duração de 18 mesês
Dividido em 2 módulos de 9 meses temos sempre uma turma iniciando e outra terminando
![]() |
| Demonstração de sessão feita pela Gege No módulo I os alunos somente assistem e assistem aulas teóricas |
| Os alunos aplicando Rolf com a supervisão da Nilce No módulo II os alunos colocam as mãos na massa e iniciam sua prática sob supervisão constante |
![]() |
| Momento descontraído para o lanche |
![]() |
| Os alunos estão bem animados |


terça-feira, 3 de março de 2015
sábado, 21 de fevereiro de 2015
quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015
terça-feira, 17 de fevereiro de 2015
Como exercitar as fascias
As fascias devem ser alongadas suavemente e com ritmo lento. Isto além de ser prazeiroso ativa os mecanorreceptores que nelas se encontram resultando em diminuição do tônus e rehidratação da matriz fundamental. Esses eventos neurofisiológicos contribuem para o ganho de flexibilidade. Este modelo de alongamentos baseiam-se nos recentes estudos sobre as propriedades das fascias .
quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015
terça-feira, 20 de janeiro de 2015
segunda-feira, 19 de janeiro de 2015
domingo, 18 de janeiro de 2015
sábado, 17 de janeiro de 2015
ROLF NÃO É LIBERAÇÃO MIOFASCIAL
Você sabe a diferença entre
ROLF e LIBERAÇÃO MIOFASCIAL?
Podem até parecer o mesmo trabalho mas não é.
Vamos esclarecer.
ROLF é um método criado por uma pesquisadora em 1960 Dra Ida P. Rolf. O nome na verdade é Integração Estrutural mas ficou conhecido como Rolf.
Ela dedicou toda a sua vida a este trabalho que é único. Desenvolveu uma receita, um protocolo de trabalho que consiste em uma série de sessões de manipulação e educação do movimento, que foi o grande legado de sua vida para os terapeutas.
O ROLF busca a organização e alinhamento do corpo inteiro com a força da gravidade. Isso significa fazer com que todas as partes corporais funcionem de maneira integrada no campo gravitacional. A pessoa passa a dispender menos esforço para ficar em pé, mover-se, realizar qualquer atividade física. Muitas dores, doenças e limitações podem ser causadas por um desalinhamento da estrutura corporal e corrigidas com o Rolf. A ênfase do trabalho esta na relação das partes que compõe o corpo com a terra. Seu alcance não se limita ao corpo físico mas atinge o equilíbrio emocional e psicológico.
O ROLF foi um dos primeiros métodos que enfatizou as fascias em sua abordagem, reconhecendo seu papel
e eficiência na saúde da estrutura humana.
São resultados frequentes do ROLF:
Bem estar geral
Maior disposição
Menor fadiga e desgaste energético na realização de tarefas diárias
Diminuição ou cura de dores crônicas
Melhora de performance de movimentos
Resolução de problemas não resolvidos pelas terapias convencionais
O treinamento de um rolfista é longo. A formação em média tem 350 hs. Existem no mundo aproximadamente 16 escolas autorizadas pela IASI ( International Association of Structural Integration ) que preparam Integradores Estruturais.
ISSO É ROLF.
LIBERAÇÀO MIOFASCIAL é uma técnica (parecida com a utilizada no Rolf). Essa técnica é um conceito baseado nas propriedades das fascias ( tecido conjuntivo) que visa restaurar sua viscosidade e elasticidade.
Seus efeitos são instantâneos e trazem muitos benefícios, fato que vem tornando-a cada vez mais popular entre terapeutas manuais no mundo todo. Porém a liberação miofascial em sua abordagem tem um foco segmentar diferente do ROLF que é holistico.
Esta técnica é ensinada em diferentes formatos (varia de autor para autor) . Hoje existem no mundo inteiro profissionais renomados que estudam as fascias e propõem maneiras variadas de libera-la e todas com resultados eficientes. A LIBERAÇÃO MIOFASCIAL é uma ferramenta terapêutica que pode ser utilizada associada ou não a outras condutas, por qualquer profissional da área da saúde.
ISSO É LIBERAÇÃO MIOFASCIAL
Quer saber mais? www.issibrasil.com.br
A ISSIBRASIL ( International school for structural integration ) ensina Rolf em São Paulo e Porto Alegre.
quarta-feira, 14 de janeiro de 2015
Rolf - Uma abordagem preventiva no esporte.
| Campeão olímpico e mundial nas argolas - Arthur Zanetti |
Um campeão mundial merece ser bem cuidado. Um atleta de alto rendimento na ginástica artística treina 5 horas diariamente. Este é um esporte que exige força pura mas com controle e precisão dos movimentos. O corpo precisa de alinhamento e as articulações precisam ter ângulos perfeitos.

A cada treino os músculos vão ficando mais fortes. A cada treino o tecido que recobre estes músculos como uma roupa fica mais apertado e torcido perdendo a viscoelasticidade.
Com o tempo vem o desconforto e as dores...


O Rolf, método de manipulação das fascias e integração estrutural criado pela pesquisadora Ida Rolf em 1960 pode contribuir para restaurar estes tecidos e devolver ao corpo seu alinhamento.
Esse é o trabalho que vem sendo realizado em São Caetano do Sul
no Centro de treinamento de ginastica artística - AGITH
Assinar:
Comentários (Atom)




















