MÉTODO ROLF
INTEGRAÇÃO ESTRUTURAL
"Para mim, a coisa mais importante não é uma sessão específica de Rolfing; é a evolução de uma sessão para a seguinte"
Rolf, Ida Pauline 1978O Rolf caracteriza-se pela receita de 10 sessões manipulações desenvolvida pela pesquisadora norte americana Dra. Ida Rolf.
Sem passarmos pelo processo das 10 sessões não podemos dizer que fomos "rolfados".
As sessões são periódicas e espassadas semanalmente pois acredita-se que o corpo experimenta mudanças profundas e precisa de um tempo para processa-las.Ao término de cada sessão é possível observar imediatamente alterações posturais e plásticas do tecido fascial que acontecem a partir das manipulações.
Existem evidências que explicam e justificam essa mudanças na forma e na qualidade da fascia provocadas pelas propriedades do tecido conjuntivo (Tixotropia, piezoeletricidade , viscoelasticidade, tensegridade). São mudanças positivas e importantes mas não são as únicas.
O que não vemos?
Entre uma sessão e a próxima o corpo prossegue processando as informações sensoriais recebidas.
Mudanças causam mais mudanças.
Elas se estabelecem com o uso pelo corpo de novos padrões de movimento que só se tornaram possíveis devido as possibilidades que as sessões de integração estrutural proporcionaram.
Possibilidade de viver com espaço dentro do próprio corpo. Espaço nutritivo e reparador. Matéria fluida que circula dentro dos tecidos.
Além do aspecto clínico geral que se beneficia com essa circulação o aspecto músculo esquelético é alterado biomecânicamente ganhando amplitudes articulares com potencial para um maior rendimento.
O que se vê é uma estrutura organizada , estável e econômica representada pela sensação de leveza e bem estar.


Nenhum comentário:
Postar um comentário