"Devemos tocar conscientemente para despertar a consciência daquele que é tocado".
Edward W. Maupin,Ph.D.
Tive o enorme prazer e a rica experiência de conhecer e aprender com o professor Ed. Maupin.
Psicólogo de formação, americano já com seus 80 anos. Foi treinado em integração estrutural pela própria Dra. Ida Rolf em 1968.
Em seu livro A Dynamic relation to gravity ele diz que, "O terapeuta deve focar mais em tocar a consciência do corpo e não só o corpo."
Tocar um corpo é simples mas tarefa difícil de aprender. Não existe um protocolo de quanto de pressão é preciso aplicar para atingir todas as camadas fasciais pretendidas. Isso é individual e impreciso. O terapeuta tem que descobrir o caminho a ser seguido com as próprias informações captadas pelas mãos. Aprende com o próprio toque como tocar a consciência daquele corpo que permite ser tocado.
O processo tem início com a intenção do terapeuta ( In-tension. Tensões aplicadas prá dentro ).
É uma arte que pode ser desenvolvida com muito treino.
É uma arte que pode ser desenvolvida com muito treino.
Dra. Ida Rolf já sabia que isso era possível através da manipulação da fascia (tecido conjuntivo que envolve todo o corpo e todas as suas partes). A rede fascial como atualmente é descrita pelos pesquisadores é ricamente inervada e através da mecanotransdução
( energia mecânica alterada para energia elétrica e química )conduz as informações sensoriais extero e interoceptivas por todo o sistema corporal.Segundo Maupin esse é o caminho decisivo para que tecidos se liberem, o corpo se eduque e tenha condições de se realinhar e se reestruturar. Os benefícios dessa condição equilibrada são muitos mas se resumem em uma só palavra, BEM ESTAR.
O trabalho de todo integrador estrutural (Rolfista) é conhecer com as mãos e tratar com a intenção de informar ao corpo sobre a sua totalidade. O corpo maleável e plástico processa essas informações para realizar movimentos que coloquem os tecidos onde eles deveriam estar e a gravidade os remodela.
| Nilce Silveira Psicóloga e Integradora Estrutural |
Cuidamos de um organismo que vai além da massa músculo esquelética que tocamos.
Por GegeFisio

Nenhum comentário:
Postar um comentário